Ir para o conteúdo

Governo e setor florestal discutem redução de desmatamento em MT

Aumentar a produção do Estado mantendo os atuais 60% da vegetação nativa intactos está entre as metas do programa

Por Oziane Rodrigues – Assessoria Cipem

A criação de programa estratégico para a redução do desmatamento e desenvolvimento sustentável para Mato Grosso em dez anos foi o tema do encontro que reuniu os líderes da Sema, Sedec, Sedraf, Cipem e ONGs, na última quarta-feira, 22, no gabinete da líder da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Ana Luiza Peterlini.

O grupo iniciou as discussões para traçar o planejamento que determinará metas e resultados a serem apresentados pelo governador Pedro Taques aos investidores internacionais durante a 21ª Conferência Internacional do Clima (COP 21), na capital da França, em dezembro. Para Peterlini, “quando se fala de ‘redução de desmatamento’ a primeira ideia é relacionar com meio ambiente, porém, as ações envolvem instituições e também mudança de hábitos da população”.

Para ela o monitoramento da fiscalização deverá ser implementado juntamente com políticas públicas que deem suporte às mudanças no campo. “Este é um tema transversal que requer uma união de esforços de todos os envolvidos”, observou.

A adjunta de gestão ambiental, Elaine Corsini explicou que o plano inicial elaborado pela equipe técnica do Sema inclui aumentar a produção do Estado mantendo os atuais 60% da vegetação nativa intactos; estipular nova meta de redução do desmatamento até 2030, aliada a um plano de recomposição do déficit de reserva legal e de Área de Proteção Permanente (APP) em quilômetros quadrados e de recuperação ou substituição da agricultura em pastagens degradadas. Ela destacou ainda que o plano deverá contemplar o aumento da renda bruta do agricultor familiar.

O secretário estadual, Seneri Paludo (Desenvolvimento Econômico – Sedec), Mato Grosso deve apoiar aqueles que integrarem o programa que terá três eixos: econômico, social e ambiental. “Vamos inverter a lógica e estimular os bons exemplos. Com esta nova plataforma pretende-se rodar o mundo captando investidores e englobando aqueles que realmente querem participar”.

Suelme Fernandes, líder da Secretaria Estadual de Agricultura Familiar e Regulação Fundiária (Sedraf) enfatizou a importância da agricultura familiar no plano. “Mesmo que o Estado tenha destaque nacional como grande produtor em diversas áreas, também possui um grande desafio: promover inclusão social da população.”, pontuou Fernandes.

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e Agroicone (instituto de estudos do comércio e negociações internacionais), também participaram do encontro. A próxima reunião programada para dia 29 de outubro será em caráter integral.

Deixe seu Comentário

Você precisa logarlogin para publicar um comentário.