Ir para o conteúdo

Fórum trabalha pela unificação, junto ao Ibama, dos sistemas de controle de produtos florestais

Fórum trabalha pela unificação, junto ao Ibama, dos sistemas de controle de produtos florestaisOs sistemas de controle dos produtos de origem florestal deverão ser unificados em 2024. O compromisso para que isso ocorra foi firmado durante uma reunião entre a direção do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), realizada em Brasília. A intenção é a de dar mais segurança para as empresas que fazem parte de toda a cadeia produtiva, sem nenhum prejuízo à fiscalização realizada pelo poder público.

A ideia é unificar o Documento de Origem Florestal (DOF) Legado com o DOF + Rastreabilidade, implementado há pouco mais de um ano. As ferramentas funcionam como uma licença obrigatória para o transporte e o armazenamento de produtos florestais de espécies nativas do Brasil.

Presidente do FNBF, Frank Rogieri explica que a unificação vai beneficiar tanto os órgãos fiscalizadores quanto lojistas, varejistas, madeireiros, marceneiros e outros profissionais que integram a cadeia produtiva. “A unificação dos sistemas fará com que tenhamos um só sistema, um só estoque, um só controle e isso vai levar segurança na hora de prestar contas sem atrapalhar o fisco”.

Ao fazer o pedido de unificação dos sistemas, Rogieri destaca que um dos pilares do setor de base florestal é a transparência, tão importante quanto a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. “Precisamos levar transparência, mas precisamos acima de tudo trabalhar com segurança e é isso o que estamos fazendo”.

Diante do pedido da entidade, a direção do Ibama entendeu a importância de aprimorar o sistema e se comprometeu a trabalhar para que isso ocorra. “Vamos construir, a partir de agora, os caminhos para que isso seja colocado em prática nos estados brasileiros já no primeiro semestre de 2024”, finaliza Rogieri.