Ir para o conteúdo

Entidades buscam ampliar mercado internacional para madeira brasileira

Entidades buscam ampliar mercado internacional para madeira brasileiraUma delegação composta por empresários brasileiros, associados ao Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF) e ao Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem), participa do Fórum Global sobre Madeira Legal e Sustentável (GLSTF), em Macau, na China. O grupo pretende estreitar os laços com empresários e representantes de 37 países, que estão presentes no evento, realizado nesta terça e quarta-feira (21 e 22).

Além de demonstrar todo o potencial florestal brasileiro, a delegação tem trambalhado no sentido de buscar a unificação de procedimentos visando a sustentabilidade e a legalidade do setor, explica o presidente do FNBF, Frank Rogieri, que integra a delegação. “O evento conta com uma grande participação de países asiáticos e africanos, o que nos possibilitou a troca de experiências e essa busca pela padronização”.

Frank foi convidado para participar de um painel para apresentar o Sistema Brasileiro de Controle de Florestas, o manejo florestal sustentável e o número do setor em Mato Grosso. “Falando somente de Mato Grosso, temos potencial para ampliar nossa área de manejo dos atuais 4,7 milhões de hectares para 6 milhões. O Brasil tem o potencial de ser o maior fornecedor de madeira nativa sustentável do mundo, devido termos a maior floresta tropical do mundo, somando os manejos de áreas privadas e as concessões florestais federais e estaduais. E tudo isso sem que haja nenhuma perda do ponto de vista da responsabilidade ambiental, contribuindo para o sequestro de carbono, assegurando assim a conservação das florestas”.

Presidente do Cipem, Ednei Blasius ressalta que Mato Grosso tem hoje um modelo de produção sustentável que é referência para o mundo. “Quem adquire um produto florestal de Mato Grosso tem a garantia de estar contribuindo com as metas de sustentabilidade de seu país, com a regulação climática e a neutralização de carbono”.

Entre os países inscritos no fórum internacional estão Indonésia, Malásia, Congo, Suíça e França, todos da área de comércio internacional de madeira. O objetivo do Fórum Global sobre Madeira Legal e Sustentável (GLSTF) é aumentar o networking, a colaboração e o intercâmbio de negócios entre toda a cadeia de produção do setor madeireiro, incluindo produtores, compradores, processadores e demais agentes do mercado.