Ir para o conteúdo

MADEIRA SUSTENTÁVEL

Madeira SustentávelSetor florestal organiza evento para diferenciar manejo florestal sustentável do desmatamento ilegal
O objetivo é mostrar aos profissionais da construção civil que é seguro e ecológico usar madeira nativa em projetos e decoração

O Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF) realiza o evento “Madeira Sustentável: O futuro do mercado”, no dia 08 de março, no Boulevard JK, em São Paulo. O evento é destinado a todas as pessoas com potencial para trabalhar com madeira como arquitetos, engenheiros, designers de interior, lojistas que vendem madeira nativa, professores e estudantes.

A ideia do evento surgiu pela falta de conhecimento das pessoas sobre a manutenção das florestas e a confusão entre o manejo florestal sustentável com desmatamento ilegal.

“As pessoas confundem desmatamento ilegal com manejo florestal sustentável. Muitas das pessoas, dos profissionais da área de arquitetura, urbanismo, engenharia têm medo de indicar madeira nos projetos e estar contribuindo com o desmatamento da Floresta Amazônica, e isso não tem nada a ver. O nosso setor é uma das molas propulsoras, um dos pilares da manutenção, da conservação das florestas, por meio do manejo florestal sustentável”, argumentou o presidente Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal, Frank Rogieri.

O evento “Madeira Sustentável: O futuro do mercado” vai levar conhecimento aos profissionais, além de esclarecer e mostrar a realidade do setor de base florestal. “Nosso objetivo é mostrar a nossa contribuição para conservação e renovação das florestas nativas brasileiras e no mundo”, completou Frank.

A programação do evento conta com cinco palestrantes dentre eles, a secretária de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso, Mauren Lazzaretti. Ela também é presidente da Associação Brasileira de Meio Ambiente (Abema). A palestra dela será sobre a Sustentabilidade do Manejo Florestal em Mato Grosso.

O presidente do FNBF, Frank Rogieri, fará a abertura do evento e também ministrará palestra sobre o Manejo Sustentável e seus Benefícios. Frank também preside o Sindicato dos Madeireiros do Extremo Norte de Mato Grosso (Simenorte).

Com o tema “O Cipem e a organização do setor da base florestal em Mato Grosso”, o presidente da entidade, Rafael Mason, vai mostrar o papel da entidade dentro do setor da base florestal no estado.

O arquiteto Roberto Lecomte da Casacerta Arquitetura, de Brasília (DF), vai falar sobre o uso da madeira na arquitetura e construção.

Por fim, o arquiteto e designer Marcelo Aflalo, do Núcleo da Madeira de São Paulo, vai palestrar sobre as estruturas em madeira nativa e o projeto como pesquisa.

Além disso, o evento terá expositores como a Brasil Tropical Pisos, Indusparquet, Cipem, Signumat, Casacerta Arquitetura Design e Construção e a Revista Referência.