Ir para o conteúdo

Documentário vai retratar manejo sustentável da floresta em MT e PA

Biólogo Richard Rasmussen viajou para os dois estados para mostrar que o uso sustentável da floresta preserva e gera renda e empregos

Um dos maiores problemas de quem extrai madeira nativa de forma séria e dentro das regras ambientais é ser confundido com criminosos que pratica desmatamento ilegal. Em mais uma ação para quebrar esse paradigma, o biólogo e apresentador de TV Richard Rasmussen realiza um documentário no Norte de Mato Grosso e na primeira concessão florestal nacional no eixo da BR-163, no Sul do Pará.

A proposta é mostrar o trabalho do uso da madeira de forma sustentável, um setor que somente em Mato Grosso utiliza 4 milhões de hectares de manejo sustentável. O documentário terá a versão em inglês.

Esse foi um dos temas abordados na reunião extraordinária do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF), na terça-feira (22), em Brasília (DF).

“Não podemos mais permitir essa confusão entre quem produz legalmente com grupos criminosos. A nossa madeira é oriunda do manejo florestal sustentável, contribui efetivamente para a preservação e conservação das florestas brasileiras, respeitando a fauna, a flora e preservando nossas águas”, destacou o presidente do FNBF, Frank Rogieri de Souza Almeida.

No documentário será apresentado que o manejo florestal legal gera o monitoramento constante das áreas impedindo a invasão, o desmatamento e as queimadas.

Um dos exemplos que será mostrado pelo biólogo são as ações na concessão florestal Patauá no distrito de Moraes Almeida, município de Itaituba (PA).

“Essa concessão florestal agregou valor aos produtos florestais e contribuiu com a geração de emprego e renda, especialmente para as mulheres. Desde que foi assinado o contrato de concessão com a União barrou de vez o desmatamento ilegal e não houve nenhum foco de incêndio na área”, esclareceu Frank.

O biólogo que esteve em Alta Floresta há cerca de 10 dias e visitou uma escola da cidade, onde falou com cerca de 700 estudantes do ensino fundamental e médio sobre a importância do manejo florestal sustentável, sequestro de carbono e como é possível gerar riquezas com a floresta em pé.

A ação fez parte da celebração dos 25 anos do Sindicato dos Madeireiros do Extremo Norte de Mato Grosso (Simenorte).