Ir para o conteúdo

17 de Julho dia de Proteção às Florestas.

Esta data foi criada com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da conservação das florestas, lar de inúmeras espécies de animais e plantas, e que garante o equilíbrio ecológico, uma vez que as florestas fornecem uma ampla variedade de serviços ecossistêmicos que afetam direta e indiretamente o bem-estar, a saúde, a subsistência e a sobrevivência humana.

O Brasil possui uma área florestal significativa de florestas naturais, dentre elas uma das mais importantes florestas do mundo: a Floresta Amazônica, maior floresta tropical do mundo e responsável por abrigar milhares de espécies da flora e fauna.

Dentre as funções das florestas, podemos destacar: proteção do solo contra erosão, controle do ciclo e da qualidade da água, além do fornecimento de bens essenciais para a manutenção da vida na terra, como por exemplo, alimentos, madeira, óleos essenciais, medicamentos, cosméticos, combustíveis, entre outros.

Ter no calendário um dia para reconhecer a importância de se proteger as florestas serve tanto para buscar a perpetuação dos ecossistemas, quanto para reafirmar a relevância de todos aqueles que trabalham em prol da sua conservação.

O manejo de florestas naturais é a única atividade relacionada ao uso da terra que mantém a cobertura florestal praticamente intacta, pois é a exploração racional e ambientalmente adequada dos recursos da floresta, além de que, florestas manejadas estocam muito mais carbono do florestas não manejadas.

É inegável que o Manejo Florestal Sustentável é a peça chave para aumentar a proteção das florestas e assegurar todos os benefícios já conhecidos, bem como propiciar a descoberta de novos proveitos.

Laíza Taineli – Publicitária