Ir para o conteúdo

Diagnóstico florestal será apresentado em Seminário PDFS/MT em Sinop, nesta sexta

Juara, Cáceres, Cuiabá, Marcelândia e Querência serão os próximos municípios a receberem o Seminário

Por Oziane Rodrigues – Assessoria Cipem

O Programa de Desenvolvimento Florestal Sustentável de Mato Grosso (PDFS/MT), terá seus primeiros resultados apresentados em Sinop, nesta sexta-feira (06), na sede do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de MT (Sindusmad), Promovido pela Associação de Reflorestadores de Mato Grosso (Arefloresta), Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) e Sedec (Secretaria de Estado de desenvolvimento Econômico) com apoio da Embrapa Agrossilvipastoril.

Na agenda também ciclo de palestras para apontar a real situação do setor florestal mato-grossense, indicando as possíveis saídas para os entraves do segmento inicia em Sinop e segue para o município de Juara em 20/11, Cáceres em 03/12, Cuiabá 10/12, Marcelândia 11/12, finalizando em Querência 15/12.

O encontro desta sexta-feira, tem início às 19h, com o superintendente de Desenvolvimento Florestal da SAG/Sedec, Juarez Pereira de Faria, que apresenta detalhes do PDFS/MT apontando o diagnóstico comportamental do setor de florestas plantadas e nativas.

As particularidades das florestas nativas do Estado será a segunda apresentação da noite, em 20 minutos, pelo diretor-financeiro do Cipem e presidente do Sindusmad Gleisson Omar Tagliari. Fausto Takezawa, presidente da Arefloresta dará sequência com a mesma temática, porém para florestas plantadas.

O ciclo segue com o professor Rafael Ferreira Alfenas, da UFMT, debatendo sobre ‘Como Contribuir para o setor de Florestas Plantadas de Mato Grosso’ e, para finalizar, o seminário traz a temática ‘Plano ABC: Linha de Financiamento’, com representantes do Banco do Brasil’. Para concluir o seminário os palestrantes debatem sobre os temas com os participantes.

PDFS

Tem por objetivo o desenvolvimento da cadeia produtiva da madeira no Estado. Visando o aumento da área do manejo sustentável e a otimização das operações de manejo e produção das florestas nativas bem como as finalidades de aumentar a disponibilidade industrial e ganhar escala, criando condições para otimizar as operações florestais diminuindo os custos de transação e promovendo a utilização de espécies secundárias, através do desenvolvimento de produtos e a agregação de valor, para competir no mercado.

Também ajudar na ampliação da área de plantações florestais e melhoria da produtividade e competitividade das florestas plantadas com as finalidades de aumentar a oferta de madeira competitiva para a indústria florestal e para geração de energia; visar ganhos de competitividade, com base no desenvolvimento tecnológico, nos aspectos do melhoramento genético, das melhorias nas técnicas de plantio, fertilização e de manejo e; agregar valor na base industrial para aumentar a participação no mercado nacional e internacional, entre outras.

Deixe seu Comentário

Você precisa logarlogin para publicar um comentário.