Ir para o conteúdo

FNBF e Cipem ministram palestras no 1º Construir Mato Grosso em Lucas do Rio Verde

Oziane Rodrigues /Assessoria Cipem

O Fórum Nacional Brasileiro Florestal – FNBF   em parceria com o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso- Cipem,  participaram nos dias 08 e 09 de agosto, do circuito de palestras, do 1º Construir Mato Grosso – Feira de Arquitetura, Construção Civil, Urbanismo e Decoração Mato-grossense.
Na ocasião, o Cipem, junto ao Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal, (FNBF), a Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso, (Fiemt) e a WWF- Brasil, apresentaram, uma série de novidades e inovações,  que surpreendeu os participantes da feira. Entre elas, palestras sobre o desenvolvimento sustentável da madeira no Estado.

Ricardo Russo, especialista e pesquisador da WWF- Brasil foi um dos convidados  do Cipem, para conduzir a palestra sobre o manejo sustentável da madeira em Mato Grosso. Russo apresentou o aspecto técnico e mercadológico do tema, explicando ainda, a dificuldade em se vencer o preconceito e de como fazer para vencê-lo.

Outro convidado pela instituição foi o professor e pesquisador, da Embrapa Florestas, Evaldo Munhoz Bras. Responsável, pela pesquisa que cataloga as sete espécies mais comercializadas  em Mato Grosso, o professor ressalta, como é possível explorar a atividade madeireira sem degradar a natureza. Enfatizando, que o manejo adequado, faz com que essas espécies não desapareçam. O pesquisador disse ainda que as pequenas “aberturas de luz”, deixadas na floresta faz com que ela, se regenere de forma ainda mais rápida. As palestras foram realizadas no dia 08, das 16 às 18 horas.

A grande novidade do evento foi o jogo, ‘Manejo Legal’, as crianças e adultos que se divertiram e aprenderam como é possível, extrair madeira sem prejudicar a natureza, também receberam do Cipem um DVD com o game.

Além disso, os visitantes do stand, tiveram acessos a diversos informativos da instituição  e de associados, dentre eles, foram distribuídos, panfletos sobre queimadas, desmatamento ilegal, desenvolvimento sustentável, revista da Fiemt, contendo um raio-X com os setores mais produtivos do Estado entre outros.

Foi entregue também, o livro; A saga dos Guardiões da Floresta, escrito por Cristiane Oliveira em parceria com o Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso, (SINDUSMAD). A obra relata de forma peculiar a história das bases florestais de Mato Grosso, e como a indústria madeireira, chegou e se desenvolveu no Estado. Os representantes do Cipem, se mantiveram disponíveis  e sanaram quaisquer dúvidas que norteou o tema extração legal da madeira no evento.

 

Deixe seu Comentário

Você precisa logarlogin para publicar um comentário.