Ir para o conteúdo

Biblioteca Socioambiental

Biblioteca socioambiental sela um novo momento do consumo responsável de madeira tropical no Brasil

Um espaço bonito e agradável, construída com madeira doada pelos oito Sindicatos do setor de base florestal de Mato Grosso, a Biblioteca Socioambiental instalada no Espaço Angatu, na sede do WWF Brasil, em Brasília (DF), se tornou um marco para estimular o uso responsável da madeira de boa origem na construção civil.

Inaugurada no dia 30 de abril com a presença de autoridades civis, diplomáticas, pesquisadores, ambientalistas e representantes do setor florestal e da cadeia produtiva da madeira, a biblioteca será aberta ao público, por meio de agendamento prévio. A intenção é que cientistas, professores, pesquisadores, estudantes e representantes de órgãos públicos possam ter acesso ao acervo. A temática ambiental estará disponível no local em todas as publicações editadas recentemente pelo WWF-Brasil e por organizações parceiras.

O analista de conservação sênior do WWF-Brasil, Ricardo Russo, que coordenou diretamente esse processo, explica que a meta é transformá-la também em virtual, e que parte do acervo possa ser acessado via internet. “O setor florestal tem que usar aqui para fazer reuniões, eventos”, lembrou Russo.

O analista de conservação do WWF argumentou que é mais que uma biblioteca, é mais que um prédio, a inauguração deste espaço construído com madeira nativa, proveniente de Plano Manejo Florestal Sustentável (PMFS), representa a materialização de anos de trabalho de aproximação entre setor produtivo de base florestal, indústrias e organizações ambientais. “O WWF Brasil conseguiu depois de muito tempo de trabalho compreender o setor florestal, responsável pela geração de emprego na Amazônia e como podemos produzir com baixa emissão de carbono. A biblioteca é isso não é um prédio, é uma ideia que sela a relação do setor florestal num novo momento”, disse Ricardo Russo.

 

 

SOLENIDADE – Foi uma noite agradável com apresentação de uma orquestra sinfônica e grande representatividade. A assessora de Cooperação da União Europeia, Cristina Carvalho representou a embaixadora da União Europeia para o Brasil, Ana Paula Zacarias. O secretário de Estado de Meio Ambiente do Distrito Federal, André Lima, entre outras autoridades prestigiaram a inauguração.

O presidente do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal, Geraldo Bento, acompanhou a apresentação de um vídeo sobre manejo florestal, produzido em Juína, região Noroeste de Mato Grosso em que mostrou como funciona um plano de manejo florestal sustentável e os empecilhos legais para que o consumo da madeira seja estimulado e tenha mais competitividade no mercado. Assessores jurídicos e administrativos do WWF detalharam a dificuldade de receber a doação da madeira, mesmo sendo de PMFS para a construção da Biblioteca.

Geraldo Bento esclareceu que a floresta que tem um plano de manejo em andamento está protegida e a que não tem está ameaçada.

“Estamos muito honrados com esse momento, de poder fazer parte dele, ter contribuído com a construção de um lugar tão bonito e importante. Nós estamos trabalhando para que o setor tenha cada vez mais credibilidade e competitividade,” argumentou Bento.

Deixe seu Comentário

Você precisa logarlogin para publicar um comentário.